A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Parece saudável, mas não é!

As versões de peru embalado (defumado ou blanquet) são muito carregadas de sódio. Ou seja, enganam como sendo saudáveis

O aumento da preocupação com a saúde fez com que várias marcas lotassem as prateleiras dos supermercados com produtos naturais e integrais, livres de açúcar, gordura e sódio. Mas será que todos esses produtos são saudáveis? Confira a lista dos alimentos “enganadores”:

BARRAS DE CEREAIS
As barrinhas de cereais são vistas como uma ótima alternativa para enganar a fome. Porém, muitas são cheias de xarope de milho (rico em frutose), açúcar e gordura saturada. Além disso, muitas marcas contêm mais de 350 calorias. Para repor carboidratos e proteínas após um treino pesado ou caminhada, existem alternativas, como queijo magro ou três bolachas integrais de água e sal.

PERU
O peru é uma ótima fonte de proteína magra, mas as versões de peru embalado (defumado ou blanquet) são muito carregadas de sódio. Algumas marcas contêm um terço do consumo diário de sódio recomendado para um dia.

SUCOS DE CAIXINHA
O problema dos sucos de caixinha está na quantidade de açúcar na receita. Seja néctar, suco de caixinha ou suco em pó, todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Atenção até para aqueles ditos “naturais”, “com 100% de fruta”. Um “suco natural” industrializado, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 mililitros.

CHOCOLATE DIET
Os alimentos diet são aqueles em que há retirada de algum ingrediente da formulação, sendo o mais comum o açúcar, mas isso não quer dizer que eles são necessariamente mais saudáveis. Com a retirada de um dos ingredientes, outro pode aparecer em maior quantidade para que o alimento não perca o sabor. No chocolate diet, retira-se o açúcar, mas a quantidade de gordura é maior que no chocolate tradicional. Neste caso, o diet acaba tendo um valor calórico maior que o do tradicional.

PÃES MULTIGRÃOS
As embalagens que trazem o termo "multigrãos" nem sempre trazem grãos integrais, que são bons para o coração. Muitos deles são preparados com grãos refinados, logo, não trazem o benefício nutricional fornecido por um grão integral. Por isso é importante ler as informações nutricionais com muita atenção. Em primeiro lugar, observe na lista se a farinha é refinada, pois, se for, este pão não é 100% integral.


Fonte: Webrun

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Inclua a chia na sua alimentação


A semente da chia está na moda e atualmente é uma das mais indicadas para a complementação de diversas dietas. E essa pequena notável traz muitos benefícios para nosso corpo. As fibras presentes na semente causam a sensação de saciedade e auxiliam o funcionamento intestinal. Também possuem diversos nutrientes como cálcio, magnésio, manganês, fósforo, aminoácidos, polifenóis e o ômega 3.

A melhor forma de consumir a semente é por inteira, pois as fibras mucilaginosas estão na casca e no seu interior os nutrientes importantes como o, já falado, ômega 3, que oxida em contato com o ambiente caso triturado. Ela também possui compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.

A chia contribui com o controle do diabetes graças ao seu alto teor de fibras, que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós refeição. As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter o açúcar no sangue controlado.

Apesar da forma mais nutritiva ser a utilização da semente por inteira, existem outras formas de consumo. A chia pode ser consumida, por exemplo, em forma de gel. Deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado.

Mas atenção, pois o consumo excessivo de chia pode levar ao aumento de peso e a constipação intestinal. Se a pessoa não beber água, a absorção dos minerais é retardada. São indicadas uma a duas colheres de sopa rasa ao dia, já que cada colher tem cerca de 60 a 80 calorias, o que equivale a uma fatia de pão.


Fonte: Webrun

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Os benefícios do suco rosa


Após o sucesso dos sucos detox, um novo tipo de bebida tem chamado a atenção, especialmente daquelas pessoas que praticam atividades físicas: o suco rosa que, além de desintoxicar, melhora o desempenho físico e facilita a recuperação dos músculos.

Feito à base de beterraba, o suco rosa é uma bebida que ajuda a desintoxicar, a nutrir e atua na distribuição de nutrientes no corpo. Vale acrescentar ainda que, se não for coada, a bebida oferecerá grande quantidade de fibras provenientes da beterraba, que ajudam a proporcionar saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino, contribuindo para o emagrecimento.

O suco rosa combina normalmente beterraba com laranja, mas outros ingredientes podem ser adicionados para deixar a bebida ainda mais saborosa e saudável:

Frutas vermelhas: são ricas em antioxidantes. Faça o suco com morangos, goji berry, mirtilo, uvas e blueberry.

Nesse caso, vale destacar que, como a base do suco é o nitrato, não se deve adicionar à bebida frutas ácidas, como limão, laranja, abacaxi, entre outras. Senão haverá a conversão do nitrato em ácido nítrico antes de ser absorvido.

Água de coco: ela deixa o suco mais docinho e gostoso.

Linhaça: uma boa dica é adicionar uma colher de sobremesa de linhaça ao suco, isso porque ela é uma boa fonte de ômega 3 e de fibras, que vai ajudar ainda mais na sensação de saciedade.

Gengibre: uma pequena fatia de gengibre desta raiz pode ser adicionada ao suco para acelerar o metabolismo.




Fonte: Dicas de Mulher

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cuidado com o refrigerante diet! Ele faz você comer ainda mais


Ao entrar na dieta é comum optar pelos refrigerantes diet, com a promessa de zero açúcar e menos prejuízos para a silhueta. No entanto, essa tática não é tão válida quanto você imagina: de acordo com um novo estudo, quem consome esse tipo de bebidas costuma ingerir mais calorias na comida.

Os pesquisadores da universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, examinaram pacientes adultos e seus hábitos de bebidas e calorias consumidas e o resultado surpreendeu: eles descobriram que quem opta pela versão sem açúcar acaba por ingerir mais no total do dia, engordando. Além disso, ficou claro que o consumo de bebidas diet aumentou consideravelmente nas últimas décadas, passando de 3% para 20% desde 1965.

Os cientistas acreditam que a contagem total de calorias pode ser explicada pelo fato das versões diet conterem adoçantes artificiais que estão ligados a uma maior ativação do centro de recompensas do cérebro, alterando a habilidade de controlar o apetite e aumentando a vontade de lanchinhos e salgadinhos calóricos. Ou seja, você compensa o refrigerante diet com outras comidas mais calóricas.


Fonte: Daqui Dali

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Os benefícios da soja preta para o emagrecimento (+ receita)


Além de auxiliar na perda de peso, a soja preta contém o dobro da atividade antioxidante da versão comum, prevenindo a degeneração das células. Alguns estudos comprovam que ela contém em sua casca antocianinas, que inibem o armazenamento de gordura no corpo.

Ela também contém alta concentração de proteínas e fibra, o que confere maior sensação de saciedade. Na digestão, este tipo de soja reduz a produção de insulina, que é responsável por impedir que a gordura abdominal seja quebrada com eficiência.

A única contraindicação é para quem tem alterações hormonais que a impedem de consumir a soja comum. Na alimentação do dia a dia, a preta pode ser usada como substituto do feijão, por exemplo, por apresentar mais cálcio e proteínas. Confira uma receita de “feijoada de soja” abaixo:

Sojoada

Ingredientes:
Óleo para refogar os ingredientes
4 dentes de alho amassados com sal
1 cebola grande picadinha
500 g de cortes de suínos magros ou tofu defumado em cubos
1 pitada de pimenta calabresa, ervas e orégano
1 kg de grãos de soja preta
Cheiro-verde picadinho

Modo de Preparo:
Frite o alho com o sal, a cebola, os cortes de suínos (ou tofu defumado) e acrescente os temperos. Quando estiver dourado, coloque a soja e água para cozinhar. Leve a mistura para a panela de pressão e conte 40 minutos após o início da pressão. Sirva com cheiro-verde salpicado.


Fonte: Daqui Dali

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Café verde ajuda a emagrecer


O café verde tem efeito termogênico, atuando como coadjuvante no processo de emagrecimento. Também possui antioxidantes e duas vezes mais ácido clorogênico, o que diminui a absorção de glicose no intestino. O extrato de café verde é feito com o grão “cru”, antes de ser torrado. Além disso ele tem ação antioxidante, antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.

A dose diária recomendada é de duas cápsulas (200mg) antes das refeições principais (almoço e jantar). As cápsulas do extrato de café verde podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e de dieta, e também em farmácias de manipulação.

O grão possui mais cafeína que o torrado e, por isso, o correto é ingerir com orientação médica, sendo contraindicado para pacientes com hipertiroidismo, gastrite ou úlcera, problemas reumáticos e hepáticos, gestantes e quem tem hipertensão arterial.


Fonte: Daqui Dali

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Aprenda a seguir sua dieta com apenas 4 dicas



A palavra dieta, por vezes, chega a assustar muita gente, principalmente se a meta for começar na segunda-feira. Entre promessas a si mesmo e seguir à risca as instruções do nutricionista, você acaba burlando alguma etapa da sua dieta. Hoje tenho algumas 4 dicas preciosas que vão ajudar você a salvar sua dieta e controlar seus impulsos.

- Cada refeição, sua importância
Pular uma refeição e achar que está escapando de umas calorias a mais, é um pensamento errôneo. Cada refeição deve ser respeitada. Anular ou esquivar-se de alguns itens do menu só pioram os resultados. Quando não nos alimentamos com o número (e quantidade) certo de refeições, nosso corpo vai sentir a falta de energia e, como consequência, acabamos comendo mais nas poucas refeições restantes.

- Contornando a vontade de comer um "docinho"
A dica para contornar aquela vontade de comer algo doce que, geralmente, vem depois do almoço é alimentar-se com itens que deem uma sensação de saciedade prolongada. Uma outra opção para burlar a vontade de doces são alimentos à base de leite que, além de fornecer a saciedade, não possui muitas calorias.

- Abuse da água
Consumir água ao decorrer do dia, beba bastante água. Além de diurética, este é um item essencial para sua dieta. O tempo em que o líquido fica no seu estômago fornece a desejada sensação de saciedade, evitando que você ceda às tentações de beliscar aqui ou ali.

- Vencendo a ansiedade
A ansiedade é um dos fatores mais prejudiciais à dieta. Pessoas ansiosas tendem a não fazer uma refeição completa, e por isso sentem-se sempre insaciadas. Logo, a dica é organizar sua refeição antes de pegar os talheres às mãos. Na hora de montar seu prato, observe se pôs todos os alimentos necessários para compor uma refeição balanceada.

Agora, com essas dicas, você está pronto para vencer qualquer dieta e alcançar seus objetivos.


Fonte: Corpo a Corpo