A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Inclua esses grãos na sua refeição!


Você sabia que entre 2004 e 2009 o consumo de alimentos saudáveis cresceu 82% aqui no Brasil (segundo o Instituto Euromonitor)? E a previsão é que até 2014 aumente mais 39%. Isto quer dizer que o brasileiro está se alimentando melhor a cada dia, e é claro que não podem faltar nas refeições alguns dos grãos mais benéficos para a saúde.

A linhaça, por exemplo, auxilia na digestão, reforça o funcionamento do cérebro  e ajuda a prevenir o câncer de mama. Além disso, a semente é rica em vitaminas, ferro e zinco, essenciais para o nosso organismo.

Outro grão importantíssimo para a nossa alimentação é o amaranto. Rico em proteínas (15%, mais do que o milho, arroz e trigo), a semente ainda ajuda a baixar a taxa de colesterol ruim, o LDL. Além das fibras, o amaranto contém cálcio, zinco, vitaminas A e C (antioxidantes). O valor nutricional do amaranto é comparável ao do leite, sendo assim ideal para o consumo por crianças, gestantes e mulheres em fase de amamentação. O seu consumo também reduz o apetite, ajudando no controle do peso.

A quinua é aliada no combate à celulite. É um grão completíssimo, muito rico em aminoácidos, e que contém vitaminas B1, B2, B3, C e E. Pode substituir outras fontes de carboidratos, como o arroz e o feijão, e ser incluída no preparo de pães, bolos, massas, entre outras receitas. Para aproveitar melhor os seus nutrientes, recomenda-se lavar os grãos em água quente antes do consumo.

Com esses grãos em sua alimentação, você terá uma vida mais saudável e com o peso controlado!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Troque o sal pelos temperos e tenha uma alimentação mais saudável!




Eu já falei aqui no blog sobre os malefícios do uso desenfreado de sal nas refeições. Mas muitas pessoas continuam utilizando para não deixar a comida “sem gosto”. Pois saibam que existe uma infinidade de temperos e especiarias que além de serem mais saudáveis, ainda vão deixar a sua comida com um gostinho especial! Veja alguns que você pode incluir na sua refeição:


• Alho desidratado (em flocos ou granulado): salgadinho e crocante, o alho seco e desidratado substitui o alho fresco em todas as suas aplicações e ainda pode ser utilizado para finalizar os pratos.

• Açafrão: da família do gengibre, é conhecido também como cúrcuma. De sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado, serve para dar sabor e cor aos alimentos. Vai bem no frango, peixe e arroz.

• Cardamomo: muito utilizado na cozinha indiana, fica bom em carnes e sopas.

• Cominho: tem sabor forte e deve ser utilizado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, batatas e legumes.

• Louro: é ideal para dar um sabor especial no feijão, legumes, assados, carnes e frutos do mar.

• Noz Moscada: deixa as carnes, legumes e sopas mais saborosos.

• Orégano: Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

• Pimenta do reino branca: Com sabor suave, não arde e é usada em todas as receitas salgadas. Especialmente indicada para pratos que não podem ter sua aparência e cor alteradas.


Com essas sugestões os seus pratos ficarão mais gostosos e saudáveis!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Alimentos que ajudam a turbinar a sua dieta


Qualquer ajudinha na hora de fazer dieta é bem vinda. Melhor ainda se você optar por alimentos que, além de gostosos, têm poucas calorias, muitos nutrientes e ainda ajudam a dar uma variada no cardápio. Confira abaixo 6 alimentos que você pode comer para ficar no peso ideal:

ALFACE AMERICANA
Além de conter pouquíssimas calorias, é um ótimo alimento para incluir nas refeições mais importantes do dia – por conter uma textura mais crocante que as demais folhas, acrescentar porções da verdura nos pratos faz parecer que você está comendo mais, mas sem a parte do aumento calórico. Outra dica é fazer um belo prato repleto de alface americana, legumes e uma carne magra.

COUVE-FLOR
Couve-flor é um alimento barato, fácil de encontrar no supermercado e superversátil. Uma porção contém apenas 25 calorias, mas 2,5 gramas de fibra e 2 gramas de proteína. Além de ser uma delícia crua, a couve-flor pode ser cozida, virar creme e adicionar um sabor extra à sua sopa.

GRÃO DE BICO
Acrescente grão de bico na sua salada diariamente – o alimento é item essencial nas dietas de emagrecimento. Meia xícara de grão de bico contém cerca de 130 calorias, quase 6 gramas de fibra e 7 gramas de proteína. Outra opção é transformá-lo em húmus light, sem utilizar tahine (pasta de gergelim), e combinar com torradas integrais ou legumes crus.

PEPINO
Por mais estranho que pareça, o pepino pode substituir o pão, e este truque economiza cerca de 200 calorias ao preparar um sanduíche. Basta descascar o pepino, dividi-lo em duas partes iguais, remover as sementes e criar um 'buraco' arredondado dentro, onde ficará o recheio. Acrescente então uma porção de proteína (como frango desfiado, por exemplo), tomate, pimenta e queijo branco. Voilà!

MINGAU DE AVEIA
O bom e velho mingau de aveia – que leva somente leite e aveia em flocos – é uma das receitas mais eficientes para quem busca um café da manhã nutritivo durante a dieta. Rico em fibras e muito saboroso, uma porção do mingau contém cerca de 150 calorias.

PIPOCA
A pipoca de panela é uma ótima opção de lanche da tarde – basta não acrescentar manteiga ou açúcar na receita. Uma porção de pipoca contém cerca de 90 calorias, é fácil de preparar e tem gosto de infância!


Fonte: Vogue

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Afaste a gripe com 3 nutrientes!


Que a vitamina C melhora a imunidade e previne gripes e resfriados, você já sabe, mas ela não é a única substância que tem esse efeito. A vitamina A, o zinco e a antocianina, um pigmento natural que dá tom vermelho arroxeado a frutas e legumes também são indispensáveis! Confira abaixo:

Vitamina A 
Encontrada em vegetais e frutas como brócolis, abóbora, mamão e manga, a vitamina A fortalece o sistema imunológico e evita que micro-organismos oportunistas originem gripes e resfriados. A substância tem também excelente ação na saúde da visão.

Zinco 
Para manter bons níveis de zinco, é essencial manter as oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, no cardápio. Carne de frango e de boi também têm boas quantidades do mineral que participa de quase todas as reações no corpo, inclusive aquelas que envolvem a proteção contra doenças. 

Antocianina 
A antocianina é o pigmento que dá cor vermelha e roxa para frutas como cereja, jabuticaba, morango e vegetais como berinjela e beterraba são as principais fontes de antocianina. Além de deixar a imunidade nas alturas, ela tem propriedades antioxidantes, que combate os radicais livres.


Fonte: Bolsa de Mulher

terça-feira, 14 de julho de 2015

Os benefícios da canela para queimar gordura


Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela é uma poderosa aliada no processo de emagrecimento e controle da diabetes. Sua ação antimicrobiana inibe a proliferação e crescimento de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus.

Sua ação anti-inflamatória ajuda a diminuir a inflamação dos tecidos, o que reduz a quantidade de celulite. Além disso, canela é um poderoso termogênico e, por isso, aumenta a temperatura do corpo facilitando a queima de gordura. Usada para adoçar cafés, sucos e vitaminas, a canela é aliada no processo de emagrecimento porque promove a sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, a canela é aliada no controle do diabetes e da resistência insulina. Segundo um estudo da Universidade Estadual Ball, nos Estados Unidos, adicionar uma colher de canela na comida no café da manhã ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

A pesquisa comparou a taxa de açúcar no sangue de pessoas com peso normal e pessoas obesas depois de duas horas da ingestão de 6 g de canela com o de pessoas que não haviam consumido a especiaria. A redução dos níveis nas pessoas que comiam cereal com canela chegou a 25%.

O cromo e os compostos fenólicos presentes na canela são os responsáveis por seus efeitos em melhorar a sensibilidade à insulina e o controle glicêmico. Além disso, segundo ela, o óleo essencial extraído da canela é efetivo na inibição do crescimento bacteriano, como o da Escherichia Coli.

A especiaria ainda possui azeites essenciais, vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, iodo e flavonoides atuam como antioxidantes que impedem a formação de placas nas paredes arteriais.


Fonte: Bem Leve

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Emagreça trocando os alimentos cozidos pelos crus



Uma nutricionista norte-americana lançou há pouco tempo nos Estados Unidos um livro que comprova o poder de emagrecimento dos alimentos crus. Intitulado “A Dieta Desintoxicante dos Alimentos Crus” (ainda não lançado no Brasil), o livro se baseia numa pesquisa que atestou: quem consome mais alimentos crus pesa, em média, quase 12 quilos a menos do que aqueles que comem suas refeições sempre cozidas.

A explicação é simples: quando cozidos, os alimentos perdem grande parte das suas vitaminas. Comê-los cruz ajuda ainda a dar disposição, fortalecer as unhas e deixar os cabelos mais brilhantes. Por isso prefira comer legumes, como a cenoura e a abobrinha, crus. Para temperá-los, deixe de molho por alguns minutos em água e uma pitada de sal.

Faça purês e molhos processando os legumes no liquidificador. Mesmo o arroz e tubérculos (como a batata doce) que devem ser cozidos, não podem ferver por mais de 15 minutos. Asse os vegetais, como a abóbora, com a casca. Ela evita que o calor elimine os nutrientes do alimento. E se você não é fã de brócolis cru, experimente colocá-lo num refratário com um pouquinho de água, tampar e levar ao forno. O próprio vapor vai cozinhá-lo.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

5 alimentos que ajudam a eliminar a gordura abdominal



Quando engordamos um quilo ou dois, o peso extra se reflete diretamente na nossa circunferência abdominal. E a gordura localizada nessa parte do corpo é uma das mais difíceis de serem eliminadas. Mas o acúmulo de gordura é um estado inflamatório do organismo, isto é, um mecanismo de defesa contra a alimentação irregular. Portanto, comer os alimentos certos (chamados antiinflamatórios) e evitar alguns maus hábitos pode te ajudar a acabar com a inflamação e, por conseqüência, com a gordura no abdômen.

Acrescente à dieta
— Chá verde é o rei desse grupo. Beba 2 xícaras por dia. Prefira sempre o feito com as folhas secas ao invés do industrializado.
— Açafrão combina com arroz e frango e ajuda a secar as gordurinhas. Utilize a gosto três vezes por semana.
— O gengibre cru, ralado ou fatiado, vai bem com legumes e salada e é antiinflamatório. Faça um chá fervendo um pedaço de 3 centímetros em 1 xícara de água. Já o gengibre do restaurante japonês tem muito açúcar e perde tal função.
— As sementes de linhaça e chia e os peixes de água fria, como salmão, bacalhau e atum, são ricos em ômega 3 (que faz a “troca” da gordura ruim pela boa). Coloque 2 colheres (sopa) dos grãos em sucos, no leite ou na salada. Coma um filé de 150 gramas de algum dos peixes citados três vezes por semana.
— A quercetina é uma substância antiinflamatória presente na maçã, que deve ser consumida uma vez ao dia, e também na cebola, que pode entrar na comida à vontade.
— Nem toda gordura é ruim. O óleo de gergelim tem ômega 6 (que elimina a gordura LDL, a ruim). Use 1 colher (café) em saladas.
Mude hábitos!
— Em vez de sal, use ervas e especiarias, como alecrim, salsinha e cebolinha, para temperar a comida.
— Coma carnes vermelhas apenas duas vezes por semana. Escolha as magras e limite-se a um filé de 150 gramas.
— Troque o açúcar por adoçantes naturais: estévia e agave.
— Alimentos industrializados, com conservantes, corantes e espessantes, entram na dieta só uma vez por semana.
— Priorize os carboidratos integrais.
Força extra
SUCO DETOX
Ingredientes:
1 fatia de abacaxi
1 copo (200 ml) de água de coco
Suco de ¼ de limão
1 folha de couve-manteiga crua, fatiada
1 colher (sopa) de gengibre ralado
Folhas de hortelã à vontade

Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. O suco tem efeito termogênico, acelera o metabolismo e a queima de gordura. Tome uma ou duas vezes ao dia.

Fonte: Cláudia